A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: hooks/lang.php

Line Number: 26

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/storage/d/1e/7f/culturaartistica/public_html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 675

1961 a 1970 - Cultura Artística
Receba novidades:

1961 a 1970

1961
Em 31 de janeiro é eleita a nova diretoria, que comunica aos associados a suspensão das atividades durante todo o ano.

1962
É lançada a temporada comemorativa do 50o aniversário. A TV Excelsior cede o Teatro Cultura Artística para o concerto.

O “Festival Beethoven”, com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência do maestro Souza Lima e participação da pianista Guiomar Novaes é “uma noite de glória”, segundo o Correio Paulistano.

Foto: Acervo do jornal O Estado de S. Paulo

1963
O contrato de locação com a TV Excelsior é renovado por mais três anos. No mês de dezembro, falece Esther Mesquita, e em janeiro de 1964, Ruy Mesquita pede seu afastamento.

O destaque do ano é a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, regida pelo maestro Edoardo de Guarnieri, tendo como solista o pianista Jacques Klein.

1964
A difícil situação financeira nos anos precedentes e o fato de estar novamente sem um teatro-sede provocam uma queda na qualidade geral da programação e a consequente evasão de sócios. A diretoria decide convidar o musicólogo Alberto Soares de Almeida para o cargo de secretário executivo com a atribuição de programar e pôr em execução as atividades artísticas.

A grande novidade é o curso sobre Shakespeare, com conferências de Décio de Almeida Prado, Barbara Heliodora, Rubem Rocha Filho, Paulo Mendonça, entre outros.

1965
Alberto Soares coordena a formação da Orquestra Pró-Música de São Paulo e, com ela, espera-se conquistar novas plateias. A Cultura Artística dá entrada livre para estudantes em todos os concertos e a programação é cumprida integralmente – 12 eventos – com grande sucesso.

1966
Para além da temporada de altíssimo nível, a Cultura Artística surpreendeu seus sócios com a realização de um espetáculo que apresentou 12 músicas de Jovem Guarda interpretadas por cantores eruditos acompanhados de orquestra de câmara e cravo. A ideia executar obras de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e dos Beatles em arranjos originais para formação orquestral causa tanto espanto e curiosidade que, desde o anúncio, é enorme a procura pelos ingressos.
“A maior prova de sucesso da Jovem Guarda em Estilo Clássico eram aqueles dois ovos que o senhor sentado no número 13 da fila F deixou debaixo da poltrona do Teatro Maria Della Costa, depois que o espetáculo acabou. Em vez de atirar os ovos no maestro Diogo Pacheco, [o que] ele fez foi aplaudir muito, levantar-se no final para pedir bis…”
Jornal da Tarde

1967
É eleita a nova diretoria para o triênio: Luiz Mesquita, na presidência; Alberto Soares de Almeida, na secretaria executiva e Juvenal Ricci Ayres na tesouraria. O número reduzido de eventos se justifica pela inadimplência do locatário do teatro, a TV Excelsior.

1968
O concerto da Orquestra Hallé, sob regência de Sir John Barbirolli e com participação do pianista Denis Matthews é um dos mais memoráveis da Cultura Artística, no Theatro Municipal.

1970
A Sociedade de Cultura Artística tenta na justiça a decretação do despejo da TV Excelsior. Além da inadimplência, o teatro mostra sinais de deterioração, a começar pelo painel de Di Cavalcanti.